- Kim Fukue - A Geração Que Transforma
- Posts
- #08 NEWS - 10 aprendizados do ano: parte 1
#08 NEWS - 10 aprendizados do ano: parte 1
Caraca! O ano já tá quase acabando! E olha só o que eu aprendi...

Salve, Geração que Transforma!
Incrível como o tempo voa, né? Parece que piscamos e o ano já está quase no fim! Estamos no mês 10, então resolvi compartilhar 10 aprendizados que tive ao longo do ano. Para não ficar muito extenso, decidi dividir em partes. Nesta newsletter, você vai receber 5 deles. Estou pensando se mando os outros 5 de uma vez na próxima, ou se divido um por vez, mesclando com outros temas.
Prontos para começar? Vamos lá!
1 - Procrastinação não é preguiça ou falta de agenda

Antigamente, eu achava que procrastinação era sinônimo de preguiça ou de não ter uma boa organização. Tipo, "é só fazer uma agenda que a procrastinação desaparece", certo?
Claro, ter uma agenda ajuda bastante, mas a verdade é que a procrastinação está muito mais relacionada com nossa regulação emocional. O Que? O que é isso?
Falta de regulação emocional:
A procrastinação muitas vezes está relacionada à dificuldade de lidar com emoções negativas, como ansiedade, medo de fracassar, frustração, tédio ou insegurança. Usamos a procrastinação como uma forma de evitar essas emoções desagradáveis, mesmo sabendo que isso terá consequências negativas a longo prazo.
Portanto, a falta de confiança e a autocobrança são fatores que te fazem procrastinar. Como a gente resolve isso? Algumas dicas:
- Reconhecer e aceitar emoções: Aprender a lidar com tédio, ansiedade ou insegurança pode ajudar a melhorar a procrastinação. Técnicas como o mindfulness ajudam a desacelerar reações emocionais e dão mais controle à nossa tomada de decisões.
- Dividir tarefas em pequenos passos: Fragmentar tarefas grandes em pequenas etapas torna o processo mais gerenciável e motivador.
- Regra dos 5 minutos: Se algo pode ser feito em 5 minutos, faça imediatamente. Isso evita o acúmulo de pequenas tarefas.
- Criar rotinas: Uma rotina bem equilibrada facilita o início das atividades e reduz a dependência da força de vontade.
- Estabelecer metas claras: Ter metas claras e realistas ajuda a manter o foco e direciona as ações com mais eficiência.
- Motivação através da ação: Iniciar uma tarefa, mesmo sem vontade, pode gerar motivação no decorrer do processo.
- Técnica “3, 2, 1, agora!”: Quando tiver dificuldade para começar uma tarefa, conte até três e inicie sem pensar demais.
- Criar recompensas: Estabeleça pequenas recompensas para cada tarefa concluída, gerando um reforço positivo para manter a motivação.
2 - Não caia no erro de esperar o momento perfeito

A espera pelo "momento perfeito" é uma armadilha. Quantas vezes já ouvimos, ou até dissemos:
"Assim que eu terminar tal coisa, começo X," ou "Quando eu estiver pronto, faço Y."
A verdade é que o momento ideal pode nunca chegar. A sensação de estar 100% preparado é uma ilusão. Eu vivi isso com meus relacionamentos, achando que só poderia me envolver com alguém quando estivesse em uma posição financeira estável. Mas sem aviso, me apaixonei kkkk— e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido.
Ao olhar para trás, percebo que esse relacionamento me ajudou a crescer nas áreas em que eu achava que precisava estar "pronto" antes de amar. O que aprendi é que, ao esperar por um estado de prontidão, podemos perder oportunidades incríveis de viver. O melhor momento raramente vem. O que temos é o agora, cheio de desafios e possibilidades. A preparação verdadeira acontece durante a jornada, não antes dela.
3 - Ninguém liga para você

É duro ouvir isso, mas também libertador: quantas vezes deixamos de fazer algo por medo do que os outros vão pensar? Quantas vezes nos limitamos pelo julgamento alheio? Mas aqui vai uma verdade simples: ninguém está ligando tanto para você quanto você pensa.
A vergonha que você passou ou a gafe que cometeu — ninguém realmente se importa. As pessoas estão ocupadas com suas próprias vidas, problemas e inseguranças. E, se alguém estiver reparando e julgando, será que essa pessoa é importante para você? Vale a pena se limitar por isso?
A conclusão é: vai e faz o que você quer. Não tente agradar a todos. No fim das contas, é a sua vida e as suas escolhas. Viva sem medo!
4 - Uma demissão não significa que você é um péssimo profissional

Esse ano, atendi bastante gente em recolocação rpfossional e percebi que ser demitido pode ser um golpe duro. A maioria das pessoas associa isso a um fracasso, e muitas vezes nossa autoestima é abalada. Mas uma demissão não define quem você é. Existem muitas razões para isso acontecer, e nem sempre está relacionado à sua performance.
Mesmo que tenha sido uma questão de desempenho, isso não significa que você é ruim no que faz. Pode ser simplesmente que você não se encaixou naquele ambiente ou cultura, e isso é normal.
Nas mentorias que conduzo, muitos percebem que, ao refletir sobre suas trajetórias, são competentes e talentosos. Uma demissão é apenas um capítulo da sua história profissional, e não o fim dela.
5 - Engatar no digital não é fácil

Quem nunca viu aquelas promessas de ficar milionário rapidamente no mundo digital? Eu sempre fui cético, mas confesso que não sabia que seria tão difícil quanto é. Claro, algumas pessoas parecem ter mais facilidade, mas eu ainda luto com procrastinação e perfeccionismo.
A boa notícia é que estou melhorando. Comecei a colocar em prática muitas ideias e já vejo resultados. Mas a verdade é que, assim como construir uma carreira corporativa, conquistar espaço no digital exige paciência, dedicação e esforço.
Não tem atalho fácil. O sucesso é fruto de consistência, pequenas ações diárias e ajustes constantes. Isso é o que realmente faz a diferença.
Esses foram 5 aprendizados. Qual foi o seu favorito? Tem algum que gostaria de compartilhar também? Adoraria ouvir!
Prompt da semana
Aproveitando que estamos falando sobre aprendizados, eu gostei bastante de testar esse prompt aqui:
Imagine que estou em uma mentoria de 50 mil dólares com o [AUTOR DO LIVRO] onde, com base no seu livro [NOME DO LIVRO] ele me dá conselhos para solucionar meus problemas.Atualmente, estou com dificuldade em [LISTE SUAS DIFICULDADES] e mê dê 5 frases que o [AUTOR DO LIVOR] falaria com base em seu livro para me ajudar a [OBJETIVO].
Depois me conta o que você achou
Ferramenta de IA da semana
Recenetemente eu testei a https://goblin.tools/
É uma ferramenta que ajuda a quebrar a sua tarefa em pequenos passos. Basta colcoar o que você quer que ele já quebra para você. Uma ótima forma de iniciar tarefas :)
Chegou até aqui e na dúvida do que fazer agora?
Siga estes passos:
Passo #1 - Veja mais conteúdos gratuitos
YouTube | Instagram | Ebook 5 passos e 5 prompts para te ajudar a ser promovido | Linkedin | Notion com conteúdos
Passo #2 - Agendar um raio x de carreira com o Kim (gratuito)
Se quiser um olhar pessoal para fazer um diagnóstico da sua carreira e os seus desafios, este é o seu lugar. Uma sessão gratís de mentoria de aproximadamente 1h. Saia de lá com uma ferramenta surpresa para você
Passo #3 - Cursos online
Faça parte da nova geração de profissionais diferenciados!
Entre agora no meu curso de desenvolvimento de carreira com apoio do ChatGPT e transforme sua trajetória profissional. São mais de 70 aulas, 30 ferramentas práticas e 30 prompts exclusivos para você turbinar sua carreira e alcançar o reconhecimento que merece.
🔓 Oferta especial para assinantes: Use o cupom AGERACAO15 e garanta 15% de desconto na sua inscrição!
Link do curso: Como ser um profissional impossível de ser ignorado